Nossa história

Vamos falar de como crescemos e amadurecemos: sempre tivemos um forte alicerce na formação em Desenvolvimento Infantil. Fomos pioneiros ao criarmos, na virada do século, o primeiro Centro de Desenvolvimento no Brasil, chamado Playgym. Com base na prática da Psicomotricidade Aucouturier e com muita entrega e paixão por parte de nossa fundadora Carla Maia, fomos construindo a nossa história.

Sempre ouvindo a demanda das crianças e das famílias, compreendemos que o conceito do Centro de Desenvolvimento precisava ser ampliado. Foi quando construímos o Playgym Natureza, um espaço que ia para além da psicomotricidade, que as crianças e as famílias frequentavam livremente; um espaço para investigações, experimentações. Os elementos da natureza foram um grande sucesso. Já percebíamos uma necessidade grande da criança estar em um ambiente acolhedor e favorável por mais tempo.

Não era nosso objetivo virar uma escola, porque sempre fizemos um trabalho para o desenvolvimento global da criança. E tínhamos uma visão, ainda limitada e preconceituosa, de que a educação era um lugar somente conteudista. Mais tarde, aprendemos como o preconceito pode nos cegar. Logo depois a vida “atravessou” e, como um furacão, fomos levados para o mundo da Educação.

O Cores nasce depois de 10 anos de Playgym, com uma equipe multidiciplinar. Hoje, já fortalecidos e apaixonados pela Educação, nos inspiramos em autores e escolas brasileiras e internacionais, que se alimentam de autores e artistas como Jerome Bruner, Lev Vigotsky, Jean Piaget, Donald Winnicot, Sigmund Freud, Helio Rodrigues, Paulo Freire, Emilia Ferreira, Howard Gardner e tantos outros…Somos uma escola que busca estudar muito, em todas as áreas e, acima de tudo, escutar e pensar muito. Com o passar do tempo, vimos construindo um arcabouço pedagógico próprio, uma ‘pedagogia Cores’, que se baseia no socio-interacionismo. Uma história que nunca termina, por sermos maravilhados em nos reinventarmos e experimentarmos um processo que é vivo, para além dos livros, da criança e do mundo que nos cerca!